Você Sabia?

Só existe narcisista masculino? Ou a mulher também o pode ser?

Excelente pergunta.

Se de um lado algumas mulheres generalizam acreditando que somente homens podem ser patologicamente narcisistas, do outro lado, muitos homens sequer imaginam que possam estar sendo vítimas de mulheres narcisistas.

Em primeiro lugar, embora este seja um artigo de direito de família e criminal, escrito pelo advogado Lunay Costa, o conhecimento geral sobre o transtorno é importante para lidar com questões na justiça e até fora dela. O diagnóstico, porém, deve ser procurado junto a um profissional da saúde.

Agora, respondendo sua pergunta, temos que ver o que diz o DSM-5 – Edição TR, oras, o DSM-5 é o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais na sua 5ª Edição com texto revisado.

Você sabe identificar uma pessoa narcisista?

O DSM-5 TR, nas paginas 763/764, vai descrever em detalhes quais as características de uma pessoa narcisista. Vou escrever aqui para que você também saiba identificar, mas eu vou tomar a liberdade de escrever de uma maneira bem simples. Veremos.

Narcisistas são pessoas que tem um jeito de ser que procuram sempre demonstrar serem grandiosos em tudo o que fazem, precisando de muita admiração. Essas pessoas têm muita dificuldade em se colocar no lugar do outro para sentirem suas dores, ou seja, terem empatia. E isto acontece em várias áreas da vida da pessoa narcisista.

Narcisistas são pessoas que creem serem superiores, especiais ou únicas e esperam que os outros as reconheçam como tal, diz o DSM-5-TR. É exatamente por se sentirem e se verem assim que elas exigem serem admiradas em excesso. Mas, um segredo que parece contraditório é que sua autoestima é muito frágil, delicada, pois lutam constantemente com dúvidas sobre si mesmos, fazem uma autocrítica muito dura sobre si mesmos. Elas se sentem vazias e por isto buscam a admiração de outros.

Outro ponto que você deve observar em pessoas narcisistas é que elas ou eles têm uma sensação de possuir direitos, como se fossem donos de títulos de realeza, de privilégios, de honrarias, de mimos e bons tratos. São expectativas irracionais e irrealísticas de serem bem tratados. Por fim, ficam “sem chão” quase como crianças mimadas quando isto não acontece.

Um dos mais dolorosos efeitos danosos de uma pessoa narcisista sobre outra é quando tudo o que foi falado até aqui é combinado com sua falta de empatia emocional, ou seja, de sentir o que outro está sentindo ao ponto de se importar com isso. É aqui que surge a exploração.

Narcisistas exploram conscientemente ou involuntariamente outros, especialmente porque se sentem no direito disto. Fazem o que tem de ser feito para conquistarem o que acham que têm direito.  Não a toa, eles ou elas invejam outros e sempre acham que estão com inveja deles.

E agora, só existe narcisista homem?

A resposta é não!

O mesmo manual diagnóstico e estatístico sobre transtornos mentais, na página 765 fala que a existem em torno de 50 a 75% de pessoas do sexo masculino enquanto narcisistas patológicos diagnosticáveis na população, ou seja, entre 25 e 50% são mulheres! A variação no jeito de ser irá depender de cultura de uma cidade, de um país, de uma família, mas os traços estarão lá!

E o que fazer com essa informação?

Na minha visão, você, eu, nós, precisamos estar abertos em saber que o problema é real e atinge tanto homens quanto mulheres e irá depender muito da experiência de cada um. Em geral homens héteros irão encontrar mais mulheres narcisistas, assim como mulheres hétero irão encontrar homens narcisistas, mas se houver uma relação homoafetiva isto irá mudar também.

Portanto, mais do que saber quem é mais ou menos narcisista, é preciso saber identificar para lidar com os aspectos jurídicos, emocionais e sociais. Afastar-se da pessoa narcisista nem sempre é possível, especialmente quando há filhos envolvidos ou quando se é um parente próximo, mas independentemente disto, é importante olhar para si e cuidar da própria saúde mental.

Paz acima de tudo! Respeito Próprio acima de tudo!

Fale com o Advogado